Início Psicanalistas SBPMA GRUPO DE ESTUDOS PARA PSICANALISTAS DA SBPMA

GRUPO DE ESTUDOS PARA PSICANALISTAS DA SBPMA

1994
0
COMPARTILHAR

Por que estudar psicanálise em grupo?

O estudo da psicanálise é árduo e envolve muita dedicação individual. Leituras sistematizadas feitas individualmente são imprescindíveis para aqueles que querem conhecer o método de tratamento e o conjunto teórico criado por Sigmund Freud no final do século XIX. Além disso, é altamente desejável que o interessado tenha tido ou esteja tendo alguma experiência como analisando.

Entretanto, para se apreender a lógica da psicanálise também é necessária a troca em grupo. Nele, o contato e a troca com o igual / diferente favorece o fortalecimento da identidade de cada um dos participantes já que, no fim das contas, o que se espera de cada um que se dedica ao estudo da psicanálise é que ele possa  encontrar seu próprio modo de apreender e elaborar a teoria e a clínica.  E o grupo favorece isso.

Quais são os objetivos do grupo?

Apresentar e sistematizar junto aos participantes os conceitos fundamentais da teoria psicanalítica, a saber, o inconsciente, o recalcamento, a resistência e a transferência, a sexualidade e o Complexo de Édipo, respeitando-se a evolução histórica dos mesmos dentro da obra freudiana.

A quem se destina?

Estudantes dos últimos anos de formação profissional (livre) em psicanalise, somente os analistas ligados a SBPMA podem participar dos Grupos de Estudos

 Como funciona?

O texto escolhido será lido previamente pelos integrantes do grupo que trarão suas questões e elaborações para serem debatidas presencialmente com os demais integrantes e com a coordenador. Ao final de cada texto poderá ser proposto que cada um faça uma síntese daquilo que a leitura lhe evocou.

Frequência, dia e horário dos encontros

Sábados das 16:30 às 17:30 horas

 Como participar?

Para participar, o interessado deve entrar em contato pelo telefone (99) 99113-0824 e agendar uma entrevista com a coordenador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here